Home

 

 

 

 

Ethan Iverson Quartet with Tom Harrell
Common Practice
CD ECM 2019

 

 

Desde que abandonou os The Bad Plus ao seu destino, Ethan Iverson tem feito um pouco de tudo, até passear-se por Lisboa. Mas talvez que, curiosamente, mais do que embrenhar-se num outro grande projecto mediático, ele parece dedicar-se a demonstrar-se um pianista de Jazz. Entre colaborações com Billy Hart, Mark Turner ou Ron Carter, ele afirma-se como um pianista sólido, com o toque de irreverência que faz a sua marca, mas um (grande) pianista de Jazz.

Em Common Practice, de 2019, o seu quarteto inclui o trompete de Tom Harrell, e ainda Ben Street e Eric McPherson. Gravado ao vivo em 2017 no Village Vanguard e editado agora pela ECM, reúne onze canções, nove standards e apenas dois temas seus, numa evidente afirmação do universo Jazz.

Sessão descontraída, quatro grandes músicos que falam a mesma língua e têm espaço para tocar, improvisar ou dialogar, com o trompete de Tom Harrell áspero e doce, a explicar porque foi escolhido, e o piano de Iverson em contraponto. Quase sempre em tempos lentos ou médios, não há espaço para grandes evidências e o que se torna evidente é a vontade de recriar as velhas canções numa hora de música saborosa. Baladas como “The Man I love” ou “I Can Get Started” são tocadas com o dramatismo e a quietude com que foram criadas e apenas no hino bebop “Wee” a banda acelera verdadeiramente, uma vez mais a declarar-se dentro de um universo claramente Jazz.

Nada demais, pois; apenas uma sessão de Jazz inspirada e escorreita. E o que é que se quer mais da vida senão amor, carinho e uma boa sessão de Jazz?

Ethan Iverson (p)
Tom Harrell (t)
Ben Street (ctb)
Eric McPherson (bat)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)